sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Sempre faça o melhor que você consegue.

Calma, não vou começar com aqueles discursos chatos de "se esforce mais" e bláblábla. Esse negócio de 100% é, em minha não tão humilde opinião, bobagem. Mas, ainda sim, faça o que o título sugeriu. Eu explico.
Eu me cobro bastante, a ponto de me sentir mal quando algo não funciona ou não dá certo por algum motivo. Mas, ao mesmo tempo, sou bem (mais ou menos) tranquilo quanto aos "ah, não fiz x ou y". Mas eu vejo cada vez mais pessoas ansiosas, sofrendo por não conseguir algo e se culpando quando algo fora do alcance não trabalha a nosso favor. Cuidado com isso!
Você não tem que se culpar se não fez o trabalho pra facul! Próxima vez, tire um dia para fazê-lo, ou divida esse trabalho em etapas e faça um pouco de cada vez. Vai ter dia que você não vai fazer nada, sabemos disso, então comece as etapas com antecedência.
Deu algo errado no trabalho? Procure ajuda para consertar o que quer que tenha falhado (sim, provável que você tome uma bronca, mas é melhor essa bronca do que a que você pode tomar caso esse problema aumente). Se um plano não funcionou, veja onde ele falhou e o que pode ser melhorado para uma próxima tentativa. Não deu certo em nada? Descarte o plano, pegue as ideias desse plano (o que parecia bom antes de falhar) e implemente em outra ideia!
O crush já disse que não vai te notar? Agradeça por não estar sendo feito de bobo ou boba e siga sua vida. Paixão passa (mesmo que doa um pouco [mesmo que doa bastante {mesmo que além de doar te faça se sentir um grandessíssimo idiota}]) e existem muitas outras pessoas no mundo (muitas mesmo, mais do que o necessário se pararmos pra pensar). Ajuste seu radar, procure outra pessoa que mereça seu carinho e seu respeito e bola pra frente.
O que eu quero dizer é: sinta-se feliz pelo seu esforço. Não importa o resultado, o que vale é o aprendizado (desculpa, sei que parece auto-ajuda, mas é uma maluquice nova que passou pela minha mente).
Quando você foca no resultado, a nossa cobrança nunca pára, porque nunca seremos tão bons quanto queremos ser, ou quanto as pessoas cobram de nós. Foque em fazer o seu melhor, cobre a sua atitude e seu esforço em relação a seja lá que caralha está passando na sua cabeça enquanto você lê essa merda. É isso que temos que melhorar, como nós reagimos a vida e aos problemas, não como a vida reage a nosso esforço. Não devemos cobrar bonificações do destino, a vida não é uma merda de um "se esforce e ganhe", ela é um caça-níquel (aquelas máquinas que você põe uma moeda pra ganhar mais moedas, sabe? Expliquei porque dúvido que caça-níquel seja uma palavra usada no dia-a-dia das pessoas normais).
Cada vez que você se dispõe a fazer algo, você está cultivando moedas. A vida vai engolindo essas moedas e, sem muito motivo, as vezes ela vai te contemplar com um grande prêmio, as vezes com um menor e às vezes ela vai te jogar no chão, chutar sua cara e ainda rir de você todos os dias por muito tempo toda vez que você tentar fechar os olhos pra dormir. Sim, life is tough! Seja também.
Resumindo, se esforce. Cobre seu esforço. Foque em você, na sua parte, no que você pode e ou deve fazer, não no que virá disso. Não foque em ser o melhor, foque em melhorar. Foda-se que aquele nerd tirou 9, foda-se que a média de vendas do seu trabalho é maior do que a sua média, foda-se que ele ou ela preferiu outra pessoa. Se esforce para melhorar. Se você melhorar sua nota em meio ponto, se conseguir aumentar, mesmo que pouco, suas vendas, se encontrar outra pessoa que te valorize mais do que a anterior; você está vencendo.
Quando der absolutamente tudo errado, lembre-se: você é forte o suficiente para continuar lutando. Contra tudo e contra todos, pé na porta e soco na cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores