sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Mas vá fumar lá do outro lado

A ditadura pode ter sido boa pra toda a sua família. Pra todo o ciclo de amigos deles, pode ter sido maravilhosa pra todos eles. Sensação de segurança, proteção dos interesses nacionais acima de tudo, progresso industrial e educação que o aluno respeitava o professor.
Mas nem todos são subservientes e condizentes quanto todas essas pessoas foram. Muitas viram um pouquinho melhor através da fumaça da censura. Muitos viram isso bem de perto. Um amigo, um parente, vizinho, professor, amor, filho. Talvez no plural. Muitos sofreram disso e muitos foram silenciados de maneiras que fariam o seu "nossa" quando assiste um filme gore algo muito fraco pra expressar seu nojo.
Eu não sou maioria. Pelo meu jeito de pensar, entende? Me paga um café ou uma breja que eu explico. Tem muitíssimas pessoas que também não são maioria. Pelo simples ser delas, o que elas amam, acreditam e vivem. Sim, muitas, mas ainda minoria. E elas vão sim estar na mira da maioria, e eles estão sim sujeitos a tudo que sua família e todos aqueles que você conversou sobre o período da ditadura afirmam que nunca aconteceu.
Você pode passar por um período fascista e achar lindo, ter a melhor época da sua vida, com todos os seus amigos prosperando e proliferar depois quão bom tudo isso foi. Mas muitos não estão com expectativas tão bonitas e livres como as suas.
E é com eles que eu me importo. Pra que eles não sofram e você vai falar que foi merecido sem nunca ter procurado sobre a pessoa. Que foi pouco. Que seria melhor que esse período fosse eterno.
Quantos estão feridos desde aquela época até hoje só por serem diferente da maioria? Quantos são feridos ou estão sendo feridos agora pelo mesmo motivo?
Mas todos eles, todos, são comunistas. Mereceram. Foi pouco.


Que ninguém com força maior que a sua, por inveja, rixa, pra rir, aponte o dedo pra você e diga "comunista". Porque ai vão contar que você mereceu. E ai vão dizer você mereceu, seu comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores